Postado por admin em 09/fev/2023 -
O núcleo de tradução e criação (ntc/UFF), com o apoio da Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (POSLING/UFF), convida a todos e todas para o minicurso “Ler e escrever haikai no Ocidente: desde Pound até Manoel de Barros” com o professor e tradutor Giorgio Sica, da Universidade de Salerno, Itália.
Inscrições gratuitas através deste formulário.
Esse curso propõe uma pequena viagem na história do encontro entre o Japão e o Ocidente, com um enfoque particular na recepção do haikai na Europa e Estados Unidos e, anos mais tarde, no Brasil. O haikai mudou sensivelmente a maneira de escrever e até mesmo a ideia de poesia no Ocidente do século XX. Aprenderemos a analisar e entender as diferenças entre o modelo japonês e as suas variações ocidentais. Ao final, cada um dos participantes aprenderá a escrever um haikai.
Giorgio Sica ensina Literatura Comparada e Literatura Italiana Moderna e Contemporânea na Universidade de Salerno. Traduziu para o italiano o Livro sobre Nada de Manoel de Barros e uma antologia de Paulo Leminsky e, do italiano para português, poemas de Alfonso Gatto e Rocco Scotellaro. Seu primeiro livro de crítica literária, O vazio e a beleza. De Van Gogh a Rilke: como o Ocidente encontrou o Japão foi traduzido em português pela Editora Unicamp (2017). Colabora com revistas italianas e internacionais.
Datas e horários:
23/03 (quinta-feira): 15h às 18h
28/03 (terça-feira): 16h às 18h
29/03 (quarta-feira): 16h às 18h
30/03 (quinta-feira): 16h às 18h
Local:
Instituto de Letras, Bloco C – sala 505
Campus Gragoatá – UFF
Programa:
23/03: O encontro entre o Japão e o Occidente. Desde o Japonismo até o haikai.
28/03: o Haikai na literatura modernista: Pound, Cummings, Eluard, Ungaretti, Penna, Pessoa.
29/03: o Haikai na literatura contemporânea: Kerouac, Manoel de Barros, Leminski, Palanhiuk (The Fight Club).
30/03: Como escrever um haikai. Escritura e comentário dos haikais dos participantes.
Os certificados para ouvintes serão fornecidos conforme os dias e as horas cursados e serão enviados para o e-mail cadastrado em até um mês após a realização do minicurso.